03 dezembro, 2011

Persistir

Certa vez algum publicitário criou um slogan para nós, brasileiros. Dizia o seguinte:
Sou brasileiro e não desisto nunca!
Confesso, muitas vezes utilizei dessa frase de modo irônico, zombando de algo que eu considerava comum a todos os seres humanos, independente da nacionalidade. Porém, em uma cadeira que fiz nesse semestre que passou, aprendi muito sobre a América Latina, um continente que, desde a época da colonização, sofreu tanto. Não quero assumir a posição de "coitadinho". De fato, sofremos muito. Nossas riquezas foram roubadas, nosso povo escravizado, dentre outros elementos. Porém, mais que isso, observa-se nesse continente uma história de luta, de superação que acontece ainda hoje. O Brasil nunca esteve tão em pauta. Com a crise econômica que vem assolando o mundo, a atenção está voltada para os BRICS. E, que surpresa, um país latino americano está ali.
Ora, o que seria isso se não fruto de muita persistência?
Outro slogan que o brasileiro inventou para si mesmo é que aqui tudo é ruim, horrível, da pior qualidade. É só tu ler um jornal pra ver que isso é mentira. Não vou dizer que é tudo uma maravilha. Tem muita merda, muita corrupção, violência, etc.
Dois anos atrás tive uma experiência muito importante. Passei 1 mês nos EUA. Claro que adorei, mas uma das melhores lições que aprendi foi valorizar meu Brasil. Como eu senti falta de coisas que só aqui tem e que eles nunca entenderiam. Meu sonho seria levar os brasileiros para viver lá, um país onde muitas coisas são mais fáceis. Seria ótimo, mas acredito que nos tornaríamos iguais a eles. Nós temos uma luta, nós agimos diferentes, nós somos a América Latina.
Abaixo segue um vídeo de uma música que me arrepia até a alma. Vale a pena.

Um comentário:

Silmara C. disse...

Oi Natalia. Sou eu de novo. To visitando o seu blog. Gostei das suas abordagens.
Eu resido nos Estados Unidos ha 12 anos. Eu entendo exatamente o que voce expressou. So em passar 1 mes aqui, ja notou muitas qualidades de nosso pais. Pois bem, ao longo dos 12 anos meus, descobri tambem muitas qualidades a respeito do nosso pais.
O nosso povo e caloroso. A nossa gente e diferente, nao tem em lugar algum. Os EUA eh certamente um pais de primeiro mundo, porem argumento com frequencia que maravilhoso eh o Brasil.
Mesmo com todos os seus defeitos (qual pais nao tem)? O Brasil saiu de uma crise com a cabeca erguida e eh um exemplo a muitos.
Independente do que eh o Brasil aqui fora, nao ha como descrever ficar longe, sair do aviao em Guarulhos e sentir aquele cheiro humido da mata atlantica e ouvir a tua lingua e pisar no seu chao! So quem fica longe e aguenta a saudade pra saber de verdade.
Sempre sera a Patria Amada.
Amei seu patriotismo. Continue assim.

Abracos,
Sil